
RELIGIÃO
"Crença na existência de um poder ou princípio superior, sobrenatural, do qual depende o destino do ser humano e ao qual se deve respeito e obediência."
Mas não se limita apenas nisso. Após a imersão na Cidade da Fé o olhar sobre o que acreditávamos sobre fé e religião construíram rumos mais serenos e sensíveis.
Cada novo depoimento, cada história nova, o contato humano em meio a efervescência da cidade em meio à festa do dia de São Francisco, toca, emociona.
Não são só missas, são agradecimentos por graças realizadas, é a gentileza do sobrenatural para aqueles que acreditam veementemente.
A gratidão ecoa na multidão no dia 4 de outubro em Canindé. E nem mesmo o calor para as procissões, a alegria, a fé.
Nos muitos relatos que por muitas vezes causam estranheza também resulta em conforto. Como o de Dagmar, uma das muitas fiéis que se aventuram por Canindé dando a retribuição pelos milagres realizados:
“Sou apegada a São Francisco, creio demais em São Francisco, é por causa dele que eu estou viva hoje. Até o médico que me operou era devoto de São Francisco, ele até disse sou devoto de São Francisco, foi ele que curou você na hora da cirurgia. Naquela hora a gente se abraçou e não consegui parar de chorar. Eu tenho essa graça para toda a minha vida e essa foi minha cura.” Dagmar Carneiro de Freitas, 69.